O Futsal na escola:
A possibilidade de um novo plano pedagógico..
Com o crescimento desordenado dos grandes centros, ocorreu um grande problema na nossa sociedade.
Acabou-se com as áreas de lazer, não só praças, bosques, jardins, mas também os campos. Com a extinção desses campos, surge um novo segmento para a ocupação do espaço perdido por jovens e crianças. E assim surgem as Escolinha de Futsal, espaços destinados a crianças e jovens, no intuito de preencher , de uma maneira educativa e recreativa, o vazio que ficou no processo educacional.
E o que importa é que as crianças terão a oportunidade de se socializarem através do desporto, estarão se descobrindo através do corpo em movimento, descobrirão o prazer do jogo, das brincadeiras, conhecerão direitos e deveres, estarão saindo das ruas e sendo educadas através do desporto. E mesmo que um dia não cheguem a ser profissionais de futsal, conhecerão o seu papel na sociedade: de homens responsáveis, que saberão cumprir as suas obrigações graças à escolinha de futsal.
FUTSAL COMO PROCESSO DE FORMAÇÃO
O treino do futsal, desde a iniciação até a idade adulta, pode ser considerado um autêntico processo formativo, seguindo uma proposta pedagógica que atende de maneira afectiva ás mais diversas faixas etárias, respeitando a aluno como ser, e não o tratando como um produto, ou um robô que estará sempre pronto a realizar as tarefas impostas pelo professor.
Para que o treino de futsal seja considerado como um processo de formação, devemos abordar alguns aspectos essenciais, tais como:
Objectivo final
Consiste em conseguir alcançar os objectivos traçados, no final do planeamento elaborado pelo professor. No caso especifico no futsal, o aluno deverá estar preparado para ser um profissional, com o conhecimento de toda a técnica e fundamentos necessários para a sua prática
Etapas do treino
As metodologias aplicadas e as metas delineadas para cada categoria, seria os objectivos parciais e a soma destes resultaria no objectivo final.
O importante é evitar que se passe etapas no processo de aprendizagem desses jovens alunos. Para melhor compreender, mostramos a seguinte divisão dos escalões:
Escalão de Minis (5 e 6 anos)
Escalão de Pré-Escola (7 e 8 anos)
Escalão de Escolas (9 e 10 anos)
Escalão de Infantis (11 e 12 anos)
Escalão de Iniciados (13 e 14 anos)
NOTA: Cada escalão deve ter no máximo 14 alunos:
Porque:
Mais atenção do Professor / treinador ao aluno
O aluno realiza mais exercícios
Objectivos parciais
No futsal, para que um dia os nossos alunos cheguem a ser profissionais, é necessário a existência de objectivos parciais bem definidos, para evitar que se pulem etapas, o que dificultaria, e talvez nos comprometesse para atingirmos o nossos objectivo final.
PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Escalões de Minis e Pré-Escolas - Muitas vivências motoras, espaços variados, bolas de diferentes tipos, tamanhos e pesos, técnica desenvolvida de forma recreativa e jogo com regras simplificadas e adaptadas.
Escalões de Escolas - Desenvolver as actividades técnicas formais com as recreativas, do simples para o complexo, do fácil para o difícil, breves informações tácticas.
Escalões de Infantis - Deve-se dar continuidade aos conhecimentos proporcionados no escalão anterior, obviamente elevando o grau de dificuldade.
Quadro sugestivo de aprendizagem motora para o ensino do futsal:
Desenvolvimento Escalão de Minis, Pré-escolas e Escolas
O que desenvolver? Como Desenvolver? Objectivos a serem alcançados
Físico/Motor Esquema corporal
Lateralidade
Estruturação espacial
Orientação temporal
Habilidade motoras
Actividades recreativas, lúdicas e formativas
Movimentos variados transferíveis ao jogo.
Conhecimento do Corpo
Jogos de lateralidade
Orientação/organização
Tempo/ritmo/ordem
Andar/correr/pular/chutar
Exercício de coordenação e dinâmica geral
Estímulo ao jogo de bola
Capacidade física elementares por meio de brincadeiras.
Desenvolver actividades lúdicas, recreativas, formativas
Despertar o interesse e a curiosidade da criança para o futsal
Organizar experiência de movimentos variados transferíveis ao jogo
Identificar os fundamentos do Futsal
Desenvolver os fundamentos do respeitando o ritmo individual de aprendizagem dos alunos
Estimular a troca de experiências motoras
Adequar as regras às diferentes situações propostas durante a actividade.
Técnica
Individual
Identificar e exercitar os fundamentos
Desenvolver os fundamentos
Condução
Passe
Domínio/recepção
Driblar e fintar
Cabeçeamento
Marcação
Acções básicas do G. Redes
Fundamentação teórica
Fundamentação prática
Exercícios específicos
Formas variadas de execução
Exercícios combinados
Identificação de erros
Jogos lúdicos objectivando a técnica individual
Análise e observação da execução do movimento
Técnica Recursos
Exposição oral dialogada
Trabalhos individuais e em grupos
Aulas teóricas
Relato de experiências
Revistas
Vídeos
Fotos
Painéis
Cartazes
Desenhos
Técnica
Colectiva
(Táctica) Familiarização com o campo
Familiarização com a bola
Regras primárias
Funções básicas do jogo
Compreensão do colectivo
Compreensão do espaço do jogo
Treinar a marcação individual e o sistema 2:2
Jogos adaptados de ataque e defesa
Jogos recreativos
Actividades lúdicas
Jogos adaptados
Rabia (3x1)
Organizar experiências de movimentos variado, transferíveis ao jogo
Pequenos treinos tácticos
AVALIAÇÃO
Aluno: a avaliação poderá ser feita por meio de um processo de auto-avaliação dos conteúdos desenvolvidos e a avaliação do professor com a turma.
Professor: a avaliação poderá ser feita com a observação dos treinos.
Desenvolvimento Escalão de Infantis
O que desenvolver? Como Desenvolver? Objectivos a serem alcançados
Físico/Motor Esquema corporal
Lateralidade
Estruturação espacial
Orientação temporal
Habilidade motoras
Actividades recreativas, lúdicas e formativas
Movimentos variados transferíveis ao jogo.
Conhecimento do Corpo
Jogos de lateralidade
Orientação/organização
Tempo/ritmo/ordem
Andar/correr/pular/chutar
Exercício de coordenação e dinâmica geral
Resistência aeróbia
Força
Velocidade
Mobilidade
Desenvolver e aperfeiçoar fundamentos e regras
Identificar principais arremessos do futsal
Organizar experiências variadas transferíveis ao jogo
Organizar o posicionamento dos alunos em campo de acordo com as características individuais
Desenvolver o sentido de grupo para uma verdadeira vivência colectiva , defendendo o compromisso, a solidariedade e o respeito humano
Dar a conhecer ao aluno novos aspectos tácticos mais elementares
Técnica
Individual
Identificar arremessos
Aperfeiçoar os fundamentos
Condução
Passe
Domínio/recepção
Driblar e fintar
Cabeçeamento
Marcação
Acções básicas do G. Redes
Identificar posicionamento em campo
Fundamentação teórica
Fundamentação prática
Exercícios específicos
Formas variadas de execução
Exercícios combinados
Identificação de erros
Jogos lúdicos objectivando a técnica
individual
Análise e observação da execução do movimento
Técnica Recursos
Exposição oral dialogada
Trabalhos individuais e em grupos
Aulas teóricas
Relato de experiências
Revistas
Vídeos
Fotos
Painéis
Cartazes
Desenhos
Acompanhamento de jogos
Técnica
Colectiva
(Táctica) Posicionamento em campo
Regras oficiais do jogo
Regras primárias
Funções básicas do jogo
Diagonais e paralelas
Compreensão do espaço de jogo, abrir espaços
Marcação individual pressão e meia pressão e marcação por zona e mista sistema 2:2
Sistemas ofensivos básicos variações do 2:2, 2x1x1, 1x2x1 e 3x1
Jogos recreativos
Actividades lúdicas
Jogos adaptados
Ataque x defesa
Organizar experiências de movimentos variado, transferíveis ao jogo
Contra-ataque
AVALIAÇÃO
Aluno: a avaliação poderá ser feita por meio de um processo de auto-avaliação dos conteúdos desenvolvidos e a avaliação do professor com a turma.
Professor: a avaliação poderá ser feita com a observação dos treinos.